ENTENDA A BÍBLIA - EM CINCO MINUTOS!
Os protestantes, dizem os católicos, dão muita importância ao velho testamento e quase esquecem do novo testamento!
De fato, tenho observado que nós protestantes falamos muito do Velho Testamento e de seu Deus terrível, e emendamos direto com o Apocalipse (também terrível) e praticamente pulamos o Novo Testamento.
Sendo isso uma verdade, ser protestante é quase o mesmo que ser Judeu Messiânico, que acredita num Messias Apocaliptico Futuro e fundamenta ações presentes nas Leis do Velho Testamento.
Diferentemente, os católicos pouco prezam o Apocalipse (excetuando os que acreditam em professias ligada a Maria) e quase desprezam o Velho Testamento. Para os católicos, o que tem valor é o Novo Testamento.
São duas visões do livro da vida:
1 - PROTESTANTES e JUDEUS: Velho testamento + Apocalipse
2 - CATÓLICOS: Novo Testamento
Mesmo sendo protestante, tenho que confessar que se essa análise tão difundida estiver correta, estão os católicos com a melhor parte da bíblia ou seja com os ensinamentos de JESUS.
Mas nós sabemos muito bem que as coisas não são bem assim, e que essa análise simplificada esconde muito mais coisa do que realmente demonstra. Mas não vou me aprofundar nessa análise e apenas usá-la como ponto de partida para falar sobre a justiça de Deus.
Pois o ponto principal é o Reino de Deus (JUSTIÇA DE DEUS) que é o que todos nós perseguimos ao final de contas. Ninguém me diga que é cristão desinteressadamente, que faz o bem pelo bem e nem liga se depois vai ganhar alguma coisa com isso.
Todo aquele que tem fé, tem sua esperança num futuro promissor!
Quais são essas promessas? O que se aguarda? O que se espera?
O reino, a salvação, a justiça, o consolo, o paraíso, perdão dos pecados, sentar-se no trono de Deus, ve-lo face a face, habitar a jerusalém celestial, a absolvição no juíso final, etc.
Buscamos sim uma recompensa, uma reparação, a lágrima enxugada, a vida eterna, o deleite eterno. Buscamos o cumprimento das promessas de Deus - a sua justiça - e por isso andamos no seu caminho e nas suas leis.
Vamos então resumir tudo acima numa única palavra: JUSTIÇA. Porque afinal tudo que queremos é justiça, que vem a ser punição e premiação.
Erro comum é entender justiça apenas como vingança. A compreensão total de justiça, é claro, abarca castigo para os perversos, mas também a premiação dos santos, é essa a promessa divina total.
Não só nas bem-aventuranças encontramos as promessas de Deus. Elas estão espalhadas por toda Bíblia. E mesmo assim custamos a entender essas promessas e seu significado. E pior que isso, muitas vezes confundimos as promessas com as leis.
Pois sempre junto de umas estão as outras, sempre nas leis, mandamentos, estatutos e ordenanças, encontramos as correspondentes promessas de punição ou premiação.
E NOSSO DESTINO DEPENDE DE NOSSA: OBEDIÊCIA!
OBEDECER É MELHOR QUE SACRIFICAR.
Mas o plano de Deus é simples, veja:
1-LEIS-OBEDIÊNCIA CEGA(castigos - prêmios)- Velho TESTAMENTO
2-LEIS - ENTENDIMENTO (castigos - prêmios)- Novo TESTAMENTO (confira aqui)
3-JUSTIÇA - VINGANÇA (julgamento - sentença - execução) APOCALIPSE (confira aqui)
Resumindo toda nossa conversa sobre velho e novo testamento e apocalipse (três partes):
Velho testamento ( estabelecimento da lei ): TEMOR
Novo testamento ( entendimento da lei ): AMOR
Apocalipse ( cumprimento da lei ): JUSTIÇA (Reino de Deus)
(Velho Testamento - Parte 1)
Deus visa a justiça perfeita, por isso estabelece e promulga suas leis. Como não existia ainda condições para o entendimento, cobra obediência cega as suas leis e fidelidade absoluta para com sua autoridade.
(Novo testamento - Parte 2)
Tendo havido certo aperfeiçoamento dos homens e avanço nas suas capacidades, tendo atingido o homem um novo patamar, propõe um novo desafio que o simples obedecer sem entender. Convida o homem a entender parte de sua visão como justo e amoroso promulgador das leis.
(Apocalipse - Parte 3)
Abre ao homem os seus propósitos (justiça futura) e pede mais que obediência cega, pede colaboração amorosa para uma perfeita justiça. Compartilhar a visão de Deus na promulgação de suas leis e entender seus elevados propósitos, permite a correta obediência e também a completa salvação individual e coletiva, ou em contrário, pela rebeldia, a condenação.
Jesus veio ao mundo para mostrar - com seu exemplo - como se deve interpretar e obedecer as leis de Deus, sendo Ele o único e verdadeiro caminho. No farisaísmo exisitia uma aparencia de obediência, sem haver no entanto a obediencia verdadeira.
Agora, se a lei veio completa e perfeita antes mesmo de Jesus se fazer homem entre nós, pois estava lá antes da fundação do mundo. E já foi devidamente interpretada quando ele esteve por aqui. Nada mais falta a ser dito, interpretado ou explicado, restando apenas o julgamento final.
Nada mais será dado além do que já foi oferecido e entregue. E tudo agora é uma questão de aguardar - no calendário de Deus - o dia da justiça - do qual ninguém escapará e que infalivelmente virá!
.........................................................................................................
O que é verdadeiramente a SALVAÇÃO ??????
.........................................................................................................
O Apocalipse Revelando o Futuro ???
LEIA TAMBÉM: